Aconteceu no dia 10, 11 e 12 de março, no município de Leme, a 190km de São Paulo, um retiro de vivências xamânicas liderado pelo curandeiro onça Bu’ú Kennedy do povo Yepa-mahsa.

Da esquerda para a direita: Seu Fernando, Dona Rosa, Manowell, Bu’ú, Tiago e Valéria.

O encontro foi idealizado e organizado pelo Ateliê Flor de Tabaco, um espaço de práticas terapêuticas integrativas e cursos, gerido por Valéria Mendes e Tiago de Souza. 

Há mais de 10 anos esse casal conheceu o Bu’ú, e desde então acompanha seu trabalho, seguindo as disciplinas e aprendendo sobre o xamanismo nativo Yepa-mahsa. Percebendo os benefícios e avanços em suas vidas, juntamente com o propósito de vida de cura e trabalho com práticas terapêuticas, há 5 anos começaram a organizar cerimônias e retiros com a presença do Bu’ú, com intuito de proporcionar essa grande oportunidade para mais gente de sua região. 

Abaixo, você confere um vídeo da Valéria e do Tiago sobre as grandes transformações pessoais em receber Bu’ú Kennedy.

 

O retiro é uma imersão de práticas e aprendizados junto ao curandeiro Bu’ú Kennedy, que nas palavras de Valéria e Tiago, “ é um verdadeiro líder espiritual que realiza seu trabalho com responsabilidade  e respeito,  vivenciando no cotidiano suas práticas de conhecimento ancestral de seu povo”. Nessa ocasião, os participantes convivem nessa sinergia dia e noite, se alimentando saudavelmente, partilhando histórias e experiências, desfrutando desse ambiente alegre, leve e em contato com a natureza. 

Além de atividades direcionadas, como a oficina de maracá e feitura de rapé, onde todos aprenderam a confeccionar esses artigos importantes da medicina xamânica, eles também puderam vivenciar a cerimônia com ca’api (ayahuasca) durante a noite do dia 11. 

Esse momento tão especial, é uma celebração da vida, com rezos para a mãe terra, para a humanidade e intenções pessoais de cura e fortalecimento. Valéria e Tiago afirmam que após essa experiência rica em ensinamentos, os participantes sentem uma melhora significativa em suas vidas. São muitos relatos de participantes que se curaram,  prosperaram e puderam ampliar sua consciência sobre a existência, especialmente aqueles que incorporaram esses ensinamentos em suas vidas, praticando a reeducação alimentar e outras práticas. Por isso eles sentem-se honrados e gratos por poderem proporcionar essa oportunidade para os amigos que vem prestigiar e aprender: “sempre é uma felicidade estar junto e partilhar desses momentos” afirma Valéria.